Artigo de discentes de Ciências Contábeis é aprovado em congresso da UFPB

Um artigo produzido pelos alunos Leandro Kennedy Fernandes de Barros e Lucas Pedro Torres da Silva, do curso de Ciências Contábeis da UNIFACOL – Centro Universitário Facol, foi aprovado no VII CONCICAT – Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que acontece de 26 a 28 de agosto.

O trabalho acadêmico abordou o tema “Uso de controle interno nas micro e pequenas empresas: a percepção dos contadores” e foi orientado pelo professor Alex Oliveira, mestre em Controladoria. “O sistema de controle interno é importante elemento para a gestão financeira e instrumento imprescindível para a gestão empresarial, buscando prevenir erros e irregularidades que possam afetar os resultados da empresa, bem como proteger os seus ativos. Este estudo buscou justamente identificar através dos contadores que atuam em Pernambuco, se esse grupo de empresas tem usado de sistema de controle interno”, explicou o orientador.

“O planejamento segue o ato de controlar. Logo o controle interno visa o crescimento das empresas independentemente do porte. Alinhado à tomada de decisão torna-se o diferencial para o desenvolvimento da empresa. O estudo realizado aponta que o contador tem papel fundamental na gestão. O assunto despertou interesses profissionais dos contadores entrevistados que declararam se dispor em auxiliar os seus clientes e gestores em boas domadas de decisões e planejamento das empresas”, frisou o aluno Leandro Kennedy.

O aluno Lucas Pedro também destacou a importância da aprovação. “Foi prazeroso desenvolver este relevante estudo e isto foi possível devido a toda a base teórica adquirida ao longo do curso, proporcionado pelo Centro Universitário. Estudar controle interno é instigante e graças a muito estudo e dedicação conseguimos desenvolver um ótimo artigo, contudo com a irrestrita parceria do nosso professor orientador, que com sua total dedicação e profissionalismo nos possibilitou conseguirmos este feito”, disse.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Sebastião Aquino, também frisa sobre a importância da pesquisa científica. “Nosso objetivo é que o graduando seja um profissional da contabilidade, mas também saia da faculdade com perfil de pesquisador. Com isto o aluno verá novos e grandes horizontes na ciência que abraçou para conduzir em sua vida profissional. Nos congratulamos com o professor mestre Alex Oliveira e aos alunos autores também. Nossos parabéns”, enfatizou.