Artigo de docentes da UNIFACOL é publicado na Revista Brasileira de Direito Processual

Um artigo produzido por docentes do curso de Direito da UNIFACOL – Centro Universitário Facol foi publicado na edição trimestral de número 114, ano 29, da Revista Brasileira de Direito Processual (RBDPRO). Com o tema “O processo civil brasileiro como lugar anticientífico: entre o técnico e o político”, a publicação teve produção dos docentes Maria Paula Latache Ribeiro de Vasconcellos, Rafael Alves de Luna e José Mário Wanderley Gomes Neto.

A pesquisa tem como objetivo debater se o processo civil brasileiro, diante de todo o cenário social fomentado e decisões científicas, seria um espaço aberto ao cientificismo. “Com o intuito de sanar quaisquer dúvidas sobre o tema, a pesquisa se fundamentou metodologicamente em revisão de literatura especializada sobre o tema e discussões a partir de análises de casos concretos”, destaca a coordenadora do curso de Direito da UNIFACOL, Maria Paula Latache, que fez parte da referida pesquisa e construção do artigo.

O professor Rafael Luna também explicou sobre a publicação. “É um artigo de fundamental importância aos tempos atuais, considerando o fato de que as interligações entre ciência e direito ficam cada vez mais próximas, principalmente no contexto da COVID-19. Nesse ponto, faz-se necessária uma discussão acerca do comportamento judicial diante das chamadas provas científicas, direcionando críticas específicas ao módulo probatório processual atinente ao objeto, que pode permitir a análise e apreciação de provas pseudocientíficas”, disse.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos lhe ajudar?
Skip to content