Assembleia Legislativa celebra os 20 anos da UNIFACOL

Em reunião solene, na noite desta terça-feira (10), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) celebrou a passagem dos 20 anos de fundação da UNIFACOL – Centro Universitário Facol. A cerimônia, que foi uma iniciativa do deputado Joaquim Lira, foi marcada por emoções e homenagens.

A vice-presidente da Alepe, a deputada Simone Santana, presidiu a solenidade, que contou com a participação da reitoria da instituição, diretores, coordenadores, docentes, colaboradores, discentes e ex-discentes, além de membros da sociedade civil e demais autoridades, como o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, os deputados Henrique Queiroz Filho e Sivaldo Albino, o prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga, e o vereador de Vitória, Mano Holanda. O Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Casa Joaquim Nabuco, também participou do evento.

“Desde o início, os professores da UNIFACOL compreenderam a responsabilidade de atuar em uma escola de nível superior, mantendo o compromisso de preparar profissionais capacitados”, frisou a presidente da cerimônia. A parlamentar também lembrou que a instituição foi a primeira, em Vitória de Santo Antão, a formar um centro universitário.

Joaquim Lira destacou que as conquista da UNIFACOL, ao longo de 20 anos, traduzem-se no resultado do trabalho da sua equipe acadêmica. “Esta Casa dá o devido reconhecimento a uma instituição que se tornou referência na educação superior em Vitória de Santo Antão”, ressaltou.

O empresário Valter Lins Dutra, ex-aluno da primeira turma do curso de Administração de Empresas, também fez uma saudação na tribuna. Já os docentes da instituição foram representados com o discurso do professor decano Hely Ferreira.

O presidente e reitor emérito da UNIFACOL, Paulo Roberto Leite de Arruda, e o reitor Túlio Albuquerque receberam da Alepe uma placa comemorativa. Ambos agradeceram a homenagem. Paulo Roberto afirmou se sentir muito honrado com a iniciativa da Casa. “Fazer educação no Nordeste e no Interior é um desafio constante. Receber essa qualificação da Casa do Povo é uma coisa que vai ficar para a história da universidade”, declarou.

HISTÓRIA – A UNIFACOL – Centro Universitário Facol teve sua origem como Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL). Sua história foi iniciada a partir do Sistema Educacional Radar, estabelecimento educacional fundado em 05 de dezembro de 1983.

Em 1999, foi criada a Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura. Esse foi o primeiro passo para que os fundadores, os professores Paulo Roberto Leite de Arruda e José Neildo David dos Santos preparassem as bases para a criação de uma entidade de Ensino Superior.

Ao iniciar as atividades, a instituição ofertava os cursos de Turismo e Administração. Atualmente, a unidade de ensino ampliou o número de graduações, disponibilizando cerca de vinte cursos.