Estudantes de Odontologia criam blog para falar sobre saúde bucal

Estudantes do 1º período de Odontologia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol) inauguram espaço virtual para atividades do curso. A partir da criação de um blog – destinado a informações e eventos realizados no âmbito da sala de aula, os graduandos da 2ª turma de Odonto pretendem veicular dicas e sugestões sobre saúde bucal.

Ainda em construção, a iniciativa ganhou corpo nas aulas de Leitura e Produção Textual, ministradas pelo professor Marcelo Batalha, e tem como finalidade estimular o exercício da escrita e o uso de suportes textuais que provoquem a interação entre leitores e educandos. Batizado de ‘Engenheiros de Sorrisos’, o blog (Engenheiros de Sorrisos) possibilitará aos mesmos maior trânsito e contato com gêneros discursivos comumente utilizados por profissionais da Odontologia.

Para a estudante Maria Paula Oliveira (18), a criação da página virtual é uma forma de passar às pessoas – estudantes e profissionais da área – o dia a dia da sala de aula, os estágios de aprendizagem, assim como as dúvidas e dificuldades a serem enfrentadas. Segundo Jeremias França (17), a ideia tem por objetivo construir um memorial de atividades realizadas ao longo da graduação.

De acordo com a responsável pelo título do blog, a estudante Manuella Medeiros (22), é incumbência dos futuros dentistas proporcionar a melhor ‘interface’ para aquilo que consideramos ‘cartão de visita’ do ser humano: o sorriso. “Me veio logo, à cabeça, o nome “Engenheiros de Sorrisos”, disse.

Para Bruno Alencar, Felipe Alves, Roberto José e Roberto Jr., o diário online é de fundamental importância para construir novos meios de acesso à informação capazes de instituir métodos acadêmicos eficazes. O sítio eletrônico, logado em uma plataforma ‘free’, disponibilizará – além informações sobre temas da Odontologia – artigos de opinião, crônicas e entretenimento.

Reynolds Victor (18) acredita que essa ferramenta confirma a sua importância ao motivar a pesquisa e a prática escritora, seja na divulgação de eventos, seja na abordagem crítica dos conteúdos estudados. João Neto e Gabriela Silva encerram, dizendo que a realização do blog ‘Engenheiros de Sorrisos’ se justifica pelo seu caráter social, quando veicula informação produzida no espaço da sala de aula.