Novembro Azul: FACOL realiza exames e palestras

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada em todo o mundo no mês de novembro dirigida em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que 51% dos homens nunca consultaram um profissional da área, o que negligencia uma das doenças mais comuns entre o gênero. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que em 2016 estão estimados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, o que representa sete novos casos a cada hora.

A campanha Novembro Azul, promovida anualmente pela FACOL, busca alertar a população para a realização do exame de toque e da dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico), que podem indicar precocemente o aparecimento do tumor e evitar as consequências do segundo câncer que mais mata entre os homens, além de informar sobre o autocuidado do homem e formas de tratamento pós prostectomia.

Este ano, a FACOL promoverá dois dias de eventos. O primeiro ocorrerá no dia 10 de novembro, onde o farmacêutico e Gustavo Dimech, juntamente com acadêmicos da FACOL, realizará de forma gratuita exames de PSA total para o público em geral.  Já no dia 11, serão oferecidas a comunidade acadêmica e público em geral as palestras: Percepção do Homem sobre o autocuidado à saúde, que será proferida pela enfermeira Emyliane Lima, e Desafios da Fisioterapia no tratamento do homem pós prostectomia, proferida pela fisioterapeuta Patrícia Maia.

novembro-azul

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos lhe ajudar?
Skip to content