Programa Farmácia Viva é implantado em Vitória de Santo Antão, com parceria da UNIFACOL

A cidade de Vitória de Santo Antão deu início, na última sexta-feira (23/04), ao programa Farmácia Viva, que tem o objetivo de estimular a produção de plantas medicinais e fitoterápicos para ofertar como opção de tratamento nas unidades básicas de saúde. Todo o trabalho será realizado em parceria com várias instituições de ensino da cidade. A UNIFACOL – Centro Universitário Facol apoiará o trabalho de campo.

O programa começou a ganhar forma com a instalação de um horto matriz, implantado no Parque de Exposições Municipal, no loteamento Conceição II. A intenção é que sejam cultivadas inicialmente 10 espécies de plantas medicinais, como o alecrim-pimenta, a hortelã de folha miúda e o chambá. Assim, será possível, em um futuro próximo, produzir 2 mil fitoterápicos por mês, os quais serão utilizados no tratamento de diversas condições de saúde na atenção primária.

A unidade do Farmácia Viva recebeu o nome em homenagem ao dentista Dr. Fausto Ribeiro Tenório. “Além desse projeto ser importante pelos benefícios que trará a população também ganha relevância por homenagear um vitoriense que tanto contribuiu para a cidade, como Dr. Fausto”, pontua o prefeito, Paulo Roberto.

O reitor da UNIFACOL, Túlio Duarte, participou da cerimônia de implantação do programa e destacou a importância da parceria. “Nosso Centro Universitário tem o compromisso com a responsabilidade social e estar participando de iniciativas como esta é de grande valia, ampliando nossas atividades de extensão”, disse.

Por meio do Farmácia Viva é realizado todo o processo da transformação da planta em medicamente fitoterápico, desde o cultivo da planta medicinal, passando pela colheita, a triagem, a secagem até a obtenção dos extratos. Além do horto matriz, também está prevista a implantação de canteiros nas unidades de saúde. Nestes locais, a população vai ter acesso a planta medicinal “in natura” com orientações adequadas para seu uso. Dois dos postos a receber o Farmácia Viva já foram escolhidos, o de Pirituba, na Zona Rural, e o do bairro de Conceição. À medida que a execução do programa for avançando, outros locais serão definidos.