Quatro artigos de discentes do curso de Odontologia da UNIFACOL são publicados em periódicos

Quatro artigos científicos produzidos por discentes do curso de Odontologia da UNIFACOL – Centro Universitário Facol foram publicados em periódicos, entre o final de maio e início junho. Os trabalhos contaram com orientações de docentes da instituição.

O primeiro foi publicado no livro eletrônico da Editora Atena, intitulado como “Prática Problematizadora e Ensino Participativo na Odontologia”. O artigo, oriunda da disciplina de Relação da Dinâmica Profissional, ministrada pela professora Talita Giselly, abordou o tema “Integralidade e Humanização em Saúde: Proposta de minicurso sobre o cuidado e acolhimento de pacientes ansiosos ao tratamento odontológico”. Participaram da produção as alunas do quarto período do curso: Lauralice Tavares, Bruna Fernanda, Mayara Kevelin e Maria Eduarda Guimarães, além das profissionais Palloma Emanuelle, Allyne Matos e Bruna Patrícia.

“A proposta surgiu a partir da necessidade de se abordar e discutir questões ligadas à integralidade, humanização e acolhimento na saúde em sala de aula, uma vez que o curso busca uma formação tecnocientífica e também ético-humanista”, explicou a docente.

A segunda publicação ocorreu no Brazilian Journal of health Review e surgiu a partir da disciplina Estágio supervisionado Urgência II e IV, ministrada pela professora Lívia Barbosa. O artigo teve como título “Tratamento de lesão extensa em face decorrente de trauma – Relato de caso”. Participaram os discentes Caio Arruda, do sétimo período, e Eduarda Lapenda, do nono período. Também participaram da produção Priscilla Sarmento, residente em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Hospital da Restauração; Lívia Maria Lopes, doutoranda em Odontologia; Jéssica da Silva, residente em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, no Hospital da Restauração; Suzana Célia, cirurgiã Buco-Maxilo-Facial do Hospital da Restauração; e Belmiro Cavalcanti, docente da Universidade de Pernambuco.

“Estamos vivenciando um contexto difícil devido a pandemia do covid-19, o qual tem resultado na falta de atividades clínicas pelos alunos da UNIFACOL. Sendo assim, venho incentivando os mesmos a desenvolverem trabalhos científicos voltados à prática clínica. O artigo publicado resultou de um trabalho realizado por uma equipe multicêntrica”, destacou Lívia Barbosa, docente da UNIFACOL. “As oportunidades que a UNIFACOL nos abre (como ligas, projetos de extensão, de iniciação científica e a produção e publicação de artigos. em especial), com certeza garante uma gama de portas para nosso futuro profissional, seja prestando concursos ou simplesmente para engrandecer nosso conhecimento”, frisou a aluna Eduarda Lapenda.

O terceiro artigo, publicado na revista Brazilian Journal of Development, foi orientado pelo professor Jhony Negreiros, da disciplina de Estágio Supervisionado em Urgência V, e teve como título “Métodos e agentes hemostáticos para controle de hemorragia em atendimentos de urgência odontológica”. Participaram do trabalho os docentes do décimo período: Andreza Juliana, Cyntia Carollyne, Hilka Tupinambá, Isla Patrícia, José André, Kelma Gonçalves e Lays Mayara.

“Mesmo em meio a um tempo de incertezas e com todas as dificuldades que uma pandemia pode trazer, nossos alunos da UNIFACOL exibem, além de grandes habilidades, o perfil de competência, expresso nas mais diversas atividades na tríade ensino-pesquisa-extensão”, disse o docente. O aluno José André também enfatizou a conquista. “Em meio às dificuldades sempre haverá uma oportunidade. É com esse sentimento que gostaríamos de expressar gratidão, apesar das intempéries que o mundo tem vivenciado, obrigado à UNIFACOL, a todos que fazem parte do seleto corpo docente do curso de odontologia, aos colegas e em especial ao Dr. Jhony Negreiros, por acreditar no momento oportuno para contribuição com a comunidade científica e nos orientar para produção do artigo”, disse.

A quarta publicação também ocorreu na revista Brazilian Journal of Developement. Participaram os discentes Caio Arruda e Régida Clea, do sétimo e nono período, respectivamente. O artigo, que teve como título “Análise histológica comparativa do reparo tecidual após síntese com fio de nylon e adesivo de etil-2-cianoacrilato em feridas cutâneas de ratos“ teve orientação dos docentes Adriano Costa e Jhony Negreiros, das disciplinas de Farmacologia e Propedêutica Clínica e Anatomia Dental  e Clínica de Urgência. “A importância se dá pela demonstração de interesse acadêmico e cientifico dos alunos de Odontologia. Foi uma publicação em revista de Qualis B2 e de repercussão internacional”, destacou o professor Adriano.