ESTRUTURA FÍSICA

A infraestrutura oferecida pela UNIFACOL para o funcionamento dos seus cursos é composta de uma ampla área física. A instituição conta com dois campis: o primeiro, é o campus Reitoria. O segundo, a Cidade Universitária Governador Marco Maciel (CDUGMMA).

O campus Reitoria conta com a Biblioteca Central, pátios de convivência, praça de alimentação, laboratórios de tecnologia, saúde e engenharias, além serviço de estágio, de desenvolvimento a pesquisas e outros. O corpo principal das edificações, onde se encontram as salas de aula e demais dependências de apoio, é composto de cinco blocos de pavimentos e estão adequados e de acordo com as recomendações do Ministério da Educação para o funcionamento de instituições de ensino superior.

Vale salientar a existência do Teatro Tabocas, devidamente equipado com recursos multimídia, com capacidade para 200 lugares, destinados à realização de grandes eventos, aulas magnas, palestras, seminários e outras atividades extracurriculares. No que se refere a espaços dedicados à prática de esportes, existe um ginásio de esporte com capacidade para 2.000 pessoas.

A UNIFACOL também conta com a CURES – Clínica Unvoiersitária de Reabilitação, Educação e Ensino, onde os alunos e docentes possuem contato direto com a comunidade. Além disso, também faz parte da estrutura o Fórum Univertário e o Centro Médico Veterinário UNIFACOL.

Por fim, vale ressaltar que todas as dependências da instituição são cobertas por rede sem fio (wireless), possibilitando acesso direto à web pela comunidade acadêmica, além de existir terminais de consulta e de autoatendimento para alunos e professores, servidos por um sistema de informação acadêmica e de redes intranet e internet.

ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Em respeito às pessoas possuidoras de necessidades especiais e em obediência à legislação vigente, especialmente a lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, a UNIFACOL vem adotando várias medidas para um adequado atendimento às pessoas enquadradas nessa situação, conforme a seguir se explicita.

ATENDIMENTO PRIORITÁRIO

Todas as pessoas com necessidades especiais, sejam alunos, parentes, acompanhantes ou visitantes que procurarem os serviços da instituição, terão atendimento prioritário em qualquer setor ou departamento a que venha ter acesso.

Para isso, todos os funcionários e professores estão devidamente orientados no sentido de eliminar barreiras arquitetônicas ou de comunicação que porventura impeçam o uso igualitário dos serviços disponíveis.

ADAPTAÇÕES NA INFRAESTRUTURA FÍSICA

Para sanar o problema das edificações iniciais que não previam o seu uso por pessoas com necessidades de locomoção, a direção da UNIFACOL tem investido em reformas de infraestrutura capaz de solucionar eventuais desconfortos. Entre as principais ações corretivas, enumeram-se:

  • Construção de rampas de acesso para os blocos de salas de aula, bibliotecas, laboratórios e sanitários;
  • Construção de sanitários especiais;
  • Reserva de vagas para veículos no entorno da Instituição.

SERVIÇOS DE APOIO ACADÊMICO

Em função do que dispõe a Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, a UNIFACOL, adotou as seguintes medidas:

  • Introdução, no conteúdo da disciplina “Fundamentos de Educação Especial” do estudo da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), constante da matriz curricular do curso de Pedagogia;
  • Oferta da disciplina LIBRAS, na condição de disciplina eletiva, para todos os alunos dos demais cursos oferecidos pela instituição.

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA

O CTI – Central de Tecnologia da Informação, é um departamento responsável pelo suporte e manutenção da infraestrutura de rede e tecnologia da mantida. O CTI pesquisa, busca e avalia recursos tecnológicos que garantam a continuidade das atividades da instituição, sendo assim, a eliminação de riscos que comprometam a funcionalidade garantindo integridade as informações e a segurança da mesma sobre o objetivo de prover recursos para o negócio. A elaboração das políticas de segurança para uso dos computadores é feita com base em dois princípios: nas necessidades que seus funcionários têm com relação aos recursos para as atividades da instituição, a outra é na seguridade das informações garantindo a privacidade e proteção aos dados.

POLÍTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Confira algumas fotos da estrutura física:
 

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos lhe ajudar?
Skip to content