Trabalhos de discentes de Fisioterapia da UNIFACOL são publicados em livros e revista

Três trabalhos científicos produzidos por discentes do curso de Fisioterapia da UNIFACOL – Centro Universitário Facol foram publicados em livros e revista. Os trabalhos contaram com orientações de docentes da instituição. 

O primeiro foi publicado no livro Fisioterapia: Princípios Fundamentais, da editora Conhecimento Livre. O artigo, que faz parte do capítulo 11, teve como tema “Efeitos da bola suíça no pré-natal fisioterapêutico para a melhora do posicionamento fetal”. Participaram da produção as alunas: Débora Marinho, Rita de Cassia Barros e Idayane Marinho. O professor Alexandre Delgado foi o orientador da equipe, que apresentou o trabalhou também no Congresso Internacional de Terapia Manual e Posturologia.

“Agradeço à UNIFACOL pelo preparo e excelente escolha aos docentes, que nos orientam e nos ensinam das melhores formas possíveis. Foi uma experiência incrível e de muito aprendizado, tendo em vista que tratou-se da minha primeira apresentação em um congresso internacional”, frisou a aluna Débora Marinho.

A segunda publicação ocorreu também no livro Fisioterapia: Princípios Fundamentais. O trabalho, que faz parte do capítulo 8, teve título “Experiência de Fisioterapeutas e Pacientes com a Terapia Cognitivo Funcional para Manejo da Dor Lombar Crônica: Uma Revisão”. A produção foi da aluna Franscielly Rodrigues Silva.

O professor José Cândido, orientador do trabalho, destacou a importância da publicação. “É essencial fomentar o interesse pela pesquisa desde o ensino básico, e principalmente no ensino superior, onde devem ser formados profissional e pesquisador simultaneamente. Com isso, teremos nas próximas gerações pessoas capacitadas para o mercado de trabalho embasadas nas melhores evidências científicas”, disse.

A terceira publicação do curso ocorreu na Revista O Mundo da Saúde, que tem fator de impacto 1.4. “Efetividade da Drenagem Linfática manual com ou sem o uso da bandagem funcional da dor, fadiga e edema dos membros inferiores em gestantes: Ensaio clínico” foi o título do artigo, que teve como autores Alexandre Delgado, Iza Arruda, Catarina Ratts, Diego Queiroz, Rita de Cássia, José Igor e Jamilly Ingrid.

“A prática baseada em pesquisas e evidências agrega o melhor conhecimento científico e uma maior resolutividade na assistência em saúde, proporcionando aos acadêmicos um profundo aperfeiçoamento formativo”, enfatizou Iza Arruda, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFACOL.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos lhe ajudar?
Skip to content