Discentes do curso de Pedagogia da UNIFACOL participam de atividades práticas
No período de 11 a 14 de setembro, docentes do curso de Pedagogia da UNIFACOL – Centro Universitário Facol desenvolveram atividades práticas das disciplinas que ministram buscando garantir o que preconiza a Proposta Pedagógica de Curso – PPC, que afirma que as Práticas Pedagógicas devem favorecer a observação, o acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagem, do ensino, de projetos pedagógicos, tanto em escolas como em espaços educativos não escolares; articula a formação pessoal e profissional do pedagogo, mediante reflexões e busca de respostas às questões que emergem do cotidiano educacional.
Dentre a atividades destacaram-se: Visita Técnica ao colégio Pedro Ribeiro para análise da produção escrita (processo da psicogênese) de alunos do 3º Ano do Ensino fundamental anos iniciais; café Pedagógico com a temática – Aprendizagem(ns) em contextos de inclusão escolar: um olhar para o currículo, Avaliação e Gestão Escolar; leitura e produção de textos com estudantes da faixa etária entre 09 e 14 anos participantes dos projetos do GIRAL; contação de histórias através da saia literária; Visita técnica ao espaço Art Gravatá.
A efetivação dessas práticas se deu sob a responsabilidade e mediação do docentes Ednaldo Gomes, Lindinalva Queiroz, Márcia Nazário, Antônio Agustinho, Juliana Coelho, Nathália Késia Leonor Texeira responsáveis pelas disciplinas: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Avaliação em Educação, Gestão Educacional e Escolar, Teorias do Currículo, Alfabetização e Letramento, Fundamentos da Língua Portuguesa, Fundamentos da Matemática, respectivamente, e junto aos estudantes do primeiro, terceiro, quinto e sétimo períodos, foram motivados e orientados a cumprirem com sua parte nesse processo.
Através das práticas, cada docente, a partir da especificidade de sua disciplina, buscou proporcionar reflexões sobre a prática pedagógica, assumindo uma atitude problematizadora da prática, pois assim modificamos e somos modificados simultaneamente gerando uma cultura objetiva da prática educativa, o produto final.












