A FACOL

A FACOL teve a sua origem no Sistema Educacional Radar, estabelecimento educacional fundado em 05 de dezembro de 1983.

No dia 08 de maio de 1999, foi constituída a Associação Vitoriense de Educação Ciência e Cultura (AVEC), com a finalidade de implantar uma faculdade. Os fundadores da AVEC, Paulo Roberto Leite de Arruda e José Neildo David dos Santos, com os objetivos definidos, estabelecem, então, as bases pedagógicas necessárias para o funcionamento de uma instituição de ensino superior. Para a idealização, faltava apenas a escolha do nome. Decidiu-se por FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS para homenagear aquele vitoriense que é considerado o renovador da ficção brasileira: OSMAN LINS.

Em 28 de março de 2001, através da Portaria do Ministério da Educação e Cultura n° 644/2001, recebem autorização para funcionamento da Instituição, sem se descuidar do compromisso com o rigor e a excelência. Esta preocupação em oferecer ensino de qualidade se faz refletir no Regimento e demais normas administrativas da Instituição e, consequentemente, nas avaliações feitas pelo MEC.

Em junho de 2001, quando iniciou suas atividades, a Faculdade oferecia apenas os cursos de Turismo e Administração, com suas formações específicas em Administração Geral e Mercadológica.

Hoje, a Instituição oferece os cursos de Graduação em Administração (Bacharelado), Arquitetura, Ciências Contábeis (Bacharelado), Direito (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Enfermagem (Bacharelado), Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia da Produção, Farmácia, Fisioterapia (Bacharelado), Marketing, Odontologia, Pedagogia (Licenciatura), Serviço Social, Sistemas de Informação (Bacharelado) e Turismo.

Além dos cursos de graduação, a Pós-Graduação lato sensu também já faz parte da Instituição. Com seus diversos cursos, tem propiciado qualificação profissional aos graduados egressos de seus cursos e de outras Instituições congêneres, e se faz presente também nos municípios em seu entorno.

A FACOL busca a construção de uma Faculdade moderna, apresentando um serviço diferenciado com resultados que assegurem seu crescimento, garantindo a excelência dos serviços para seus usuários e o reflexo positivo para a região.

Em 2014, foi idealizada a Cidade Universitária Governador Marco Maciel (CDUGMMA). Em 2016, foi lançada a pedra fundamental, no Loteamento Conceição II. A área, margeada pelo Rio Itapacurá e Riacho Galiléia, possui 70 mil metros para construção, além de espaços destinados para preservação ambiental de árvores nativas da região.

Na CDUGMMA, funcionarão inicialmente quatro cursos da área de extensão, sendo eles: Zootecnia, Ecologia, Agricultura Familiar, Gestão da Produção Rural e Gestão Ambiental. Na unidade, também irão ocorrer as aulas práticas dos cursos de Educação Física, Engenharia e Arquitetura. Em breve, a unidade contará com complexo esportivo, praça, pista de cooper e atletismo – com 1,5 km, piscinas, salas de aula e teatro de arena para mais de duas mil pessoas.

A elaboração e execução de um planejamento interdisciplinar, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuem para a valorização da relação comunidade e instituição, através da produção artístico-cultural, da ampliação do conhecimento científico e da transferência de tecnologia, possibilitando a formação da consciência da cidadania. Ainda com o objetivo de integrar escola/comunidade, a FACOL tem desenvolvido atividades esportivas, culturais e pedagógicas que abrigam, além da comunidade acadêmica, a comunidade local e os egressos.

A natureza democrática e participativa da avaliação definida pela Faculdade, com a participação de toda a comunidade, busca garantir caráter de confiabilidade às sugestões e propostas encaminhadas, tanto na definição dos princípios e dos objetivos, como na definição dos aspectos (variáveis e indicadores) a serem objeto de avaliação. Tal prática visa garantir à sociedade maior transparência no cumprimento de sua missão, bem como a oferecer à comunidade interna subsídios no processo de reflexão e de transformação de seu próprio projeto acadêmico institucional.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos lhe ajudar?
Skip to content