Estudantes do curso de Enfermagem da UNIFACOL promovem ações no CASE, em Vitória

Alunas do curso de Enfermagem da UNIFACOL – Centro Universitário Facol realizaram, no último sábado (21/09), atendimento em educação e saúde na unidade da Funase em Vitória de Santo Antão. A iniciativa teve como objetivo trabalhar a temática: “Saúde dos adolescentes”.

O objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes uma oportunidade de atualizar e difundir seus conhecimentos, afim de estimular o pensamento científico e discutir temas relevantes na área. As discentes realizaram aferição da pressão arterial, medição da glicose, dados antropométricos, palestras sobre saúde, anamnese, dinâmica sobre sonhos e visitação à unidade socioeducativa.

“Essa atividade faz com que nossos estudantes entendam que os adolescentes são sujeitos de direitos e precisam ser tratados com prioridade nas políticas de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS), alinhado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deve garantir o direito à vida e à saúde dos adolescentes. A priori, um dos princípios norteadores das ações voltadas à saúde dos adolescentes privados de liberdade é que eles precisam ser entendidos como sujeitos e protagonistas de sua individualidade”, enfatizou Joanatan Oliveira, professor e coordenador do projeto de extensão Semeando Saúde.