Artigos científicos desenvolvidos pela Liga Acadêmica de Fisioterapia em Obstetrícia da UNIFACOL são publicados em periódicos

A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Obstetrícia da UNIFACOL – Centro Universitário Facol está desencadeando várias formas de desenvolver trabalhos ressaltando a importância da ciência na prática clínica do fisioterapeuta e dos estudantes da área. Quatro artigos científicos desenvolvidos pela LAFIO foram publicados em períodos e duas jornadas científicas já foram realizadas, com o apoio da instituição.

Foram publicados os artigos “Efeitos da Drenagem Linfática Manual na gestação: uma série de casos”, na Revista Pleiade; “Avaliação da fadiga materna no primeiro período do trabalho de parto”, na Revista Ciência da Saúde; e “Avaliação do nível da dor no primeiro período do trabalho de parto” e “Modalidades Fisioterapêuticas utilizadas no trabalho de parto”, na Salutem .

“Estamos trabalhando com o tripé da saúde baseada em evidências, que é a prática clínica, as evidências científicas, e a escolha e a preferência do paciente. Promovemos também, o ensino associado com a pesquisa e a extensão”, destacou o professor Alexandre Delgado, que coordena a liga.

A importância do trabalho científico desenvolvido pela LAFIO foi destacada pela coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFACOL, Iza Arruda.  “A ciência traz um retorno à sociedade na forma de melhores políticas públicas, melhores práticas nos serviços prestados à comunidade, e em contrapartida traz ao aluno uma melhor tomada de decisão de modo mais eficiente tornando-o com comportamento ético mais aguçado”, frisou.