Seminário celebra os 21 anos da Língua Brasileira de Sinais

Nesta segunda-feira (24/04), o Brasil comemorou os 21 anos do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão (Lei nº. 10.436/2002). A medida beneficia cerca de 11,7 milhões de pessoas surdas – dessas, cerca de 2,3 milhões com surdez severa. A UNIFACOL – Centro Universitário Facol, por meio do Projeto de Extensão Semeando, realizou o XII Seminário de Libras, com o tema “21 Anos da Lei de Libras: histórias, lutas e conquistas do povo surdo”. A programação contou com palestras, apresentações culturais e mesa de comunicação dos estudantes surdos da IES.

As palestras foram fomentadas por Rafael Emil, formado em Licenciatura em Letras/Libras pela UFSC, mestre em educação pela UFRN e professor de Libras da UFRPE; Rafaela Korossy, formada em Licenciatura em Letras/Libras pela UFSC, mestranda em linguística pela UFPR e professora do Curso Letras/Libras da UFPE; e Ana Cláudia Barbosa de Lima Barros, professora de Libras da UFPE. Para interpretação e tradução o evento contou com Dêvysson Barbosa Santos, Yure Mascilany Medeiros Farias Ferreira e Maria Elane Pereira da Silva.

“Entendemos que a inserção dos surdos se tornou uma das prioridades para a UNIFACOL e uma das iniciativas é este evento no qual se evidenciou a equivalência entre as duas línguas e o respeito à comunidade surda. Salientamos que é impossível para aqueles que não conhecem a língua de sinais perceberem sua importância para os surdos: a influência sobre a felicidade moral e social dos que são privados da audição, a sua maravilhosa capacidade de levar o pensamento a intelectos que, de outra forma, ficariam em perpétua escuridão. Enquanto houver dois surdos no mundo e eles se encontrarem, haverá o uso dos sinais”, destaca Joanatan Oliveira, coordenador do evento e do projeto de extensão Semeando Saúde.