Alunos da Pós-Graduação UNIFACOL promovem ações na Casa dos Pobres

No último sábado (27/04), os estudantes da Pós-Graduação do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional, da UNIFACOL – Centro Universitário Facol, realizaram atendimento psicopedagógico para os idosos no abrigo Casa dos Pobres, em Vitória de Santo Antão.

A iniciativa teve como objetivo trabalhar a temática: “Um Olhar Psicopedagógico sobre a Velhice. Os estudantes realizaram dinâmicas, escuta apurada, lanche, musicoterapia e entregaram kits de higiene.

A ideia não foi apenas realizar um diagnóstico sobre a organização e funcionamento de grupos de idosos, mas efetuar uma séria reflexão e, a partir disso, elaborar projetos de ações efetivas, de forma multidisciplinar, que atendam às necessidades da população idosa neste abrigo.

A ação evidenciou-se a relevância da ação Psicopedagógica na mediação entre o idoso e a construção e reconstrução do conhecimento. “Além disso, os estudantes perceberem que tem papel importante na inclusão do idoso nos grupos de convivência, facilitando a interação do mesmo com o conhecimento e com seus pares, estendendo essas habilidades desenvolvidas no grupo para a convivência social ampla, contribuindo para a redefinição do papel do idoso na sociedade. A Psicopedagogia, portanto, assume um espaço abrangente e significativo junto aos idosos, em que o processo de aprender e de ensinar faz parte da responsabilidade e da existência de cada um”, explicou o professor Joanatan Oliveira.