Estudantes de Enfermagem participam de aula de campo no Case de Jaboatão dos Guararapes

Discentes do quarto período do curso de Enfermagem da UNIFACOL – Centro Universitário Facol participaram de aula de campo no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Jaboatão dos Guararapes. O encontro, ocorrido na tarde de sexta-feira (20/10), faz parte do Semeando Saúde, projeto de extensão promovido pela instituição.

Durante a visita, estudantes e professores conversaram com os socioeducandos sobre higiene pessoal, saúde alimentar, metas de vida e educação. Também houve aferição de pressão, peso e altura, tanto dos socioeducandos quanto da equipe da unidade.

Para o professor Jonathan Oliveira, “essa convivência com o público universitário é muito importante, porque quando eles chegam aqui e fazem o trabalho com os meninos, começam a entender que a Funase não é como se prega por aí”.

Essa mesma visão é reforçada pela estudante Sabryna Ferraz. Segundo ela, “essas experiências são muito importantes para o currículo da gente, mas, mais do que isso, acredito que tudo nessa vida vira aprendizado e estou aprendendo que os meninos são muito mais do que o povo fala. Todo mundo deveria compartilhar experiências com os jovens”. Além disso, Sabryna elogiou a receptividade dos socioeducandos e lembrou que eles “contaram seus objetivos e o que eles pensam para o futuro, sendo muito interessante e impactante ver que eles sonham para além das paredes daqui”.

Já a coordenadora do Case Jaboatão dos Guararapes, Lydia Vasconcelos, comenta que “as palestras e orientações ficam gravadas na mente dos meninos e eles procuram seguir, principalmente, as orientações de higiene pessoal, uso de calçados e alimentação”. Lydia assegura que vivências assim “realmente fazem a diferença”.

Os estudantes também conheceram os alojamentos dos socioeducandos e, ao final do encontro, foi oferecido um lanche para todos.

O projeto Semeando Saúde visita o Case Jaboatão dos Guararapes semestralmente, bem como outras unidades da Funase. No dia 30 de outubro, estudantes da UNIFACOL visitarão o Case Santa Luzia para falar sobre câncer de mama com as socioeducandas.