Inscrições abertas para o Programa Universidade para Todos

Estão abertas, a partir desta terça-feira (28), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Mais de 288 mil bolsas serão disponibilizadas na primeira edição de 2023 do processo seletivo do Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até a sexta-feira (3) para efetivar o cadastro.

É fundamental para a participação em processos seletivos do MEC, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que também é um dos pré-requisitos no caso do Prouni. O candidato precisa ter realizado, pelo menos, uma das duas últimas edições do Exame, sem ser na condição de treineiro; alcançado, no mínimo, a média de 450 pontos nas notas das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

Como o Prouni é destinado ao público que busca sua primeira graduação em nível superior, outra exigência é a de que o interessado não possua diploma. As demais condições necessárias para participar do certame podem ser conferidas no edital do processo seletivo, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Chamadas – o Prouni é dividido em duas chamadas sucessivas. Após o fim do período de inscrições, o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de março. A partir desse mesmo dia, os pré-selecionados deverão comprovar as informações disponibilizadas no ato da inscrição, até 16 de março. Já o resultado da segunda convocação estará disponível no dia 21 de março, sendo seguido, novamente, pela fase de comprovação das informações, que terminará em 30 de março.

Lista de espera – para participar da lista, o candidato precisa, obrigatoriamente, confirmar seu interesse no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, nos dias 5 e 6 de abril. O resultado estará disponível para consulta no dia 10 de abril e a documentação deverá ser entregue pelo candidato, conforme as orientações de sua respectiva Instituição de Ensino Superior, entre 10 e 19 de abril.

Como fazer – a inscrição, gratuita, deve ser realizada exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar, o candidato será direcionado para a página do gov.br e deverá efetuar seu cadastro, preenchendo todas as informações solicitadas. Caso já possua cadastro, basta digitar CPF e senha. Em seguida, é necessário preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso.

Classificação – a pré-seleção dos inscritos ocorrerá de acordo com a classificação, que observará o limite das bolsas disponibilizadas por curso, turno e local de oferta da instituição, bem como por modalidade de concorrência, conforme indicado no ato da inscrição. Deverá ser obedecida a ordem decrescente dentro de cada modalidade de concorrência e suas subdivisões.

• Professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica.
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública.
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição.
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição ou não de bolsista.
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral.
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.

Prouni – o Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do Programa é o estudante sem diploma de nível superior. Em contrapartida, é oferecida a isenção de tributos às instituições que aderem ao Programa.