Terceiro colóquio da FungiNE acontece nesta quinta-feira na UNIFACOL

A FungiNE Pesquisas Em Biotecnologia, startup de base (bio) tecnológica embarcada na Cidade Universitária Governador Marco Maciel (CDUGMMA), promove nesta quinta-feira (5) o segundo encontro da terceira edição do Colóquio FungiNE 2019. O evento ocorre no campus Reitoria da UNIFACOL – Centro Universitário Facol, a partir das 17h. A inscrição do evento é gratuita e pode ser realizada por meio do link: https://www.sympla.com.br/3-coloquio-da-fungine-32__635630.

O evento, aberto a toda comunidade acadêmica, terá como tema o desenvolvimento e apoio de projetos que visem a produção de biomassa e bioativos a partir fungos de interesse industrial e que apresente um atrativo comercial, incluindo as bebidas de carbonatação natura como o Kefir, que é a denominação atribuída a produtos carbonatados (leite e sucos de frutas) nutracêuticos e probióticos, produzidos através da fermentação de leveduras e bactérias naturalmente presentes em grãos (colônias) de kefir.

Os atributos nutricionais destas bebidas autocarbonatadas estão dirigidas à presença de nutrientes vitais, como carboidratos, proteínas, minerais, vitaminas e outros componentes nutracêuticos, comumente chamados de prebióticos. Desempenham atividades antimicrobiana, melhora a saúde intestinal, atividade anticarcinogênica, controle glicêmico e do colesterol sérico, controle sobre intolerância à lactose e melhora sistema imunológico que devem ser alcançados através de seu consumo regular. Além disso, o kefir se apresenta como uma boa bebida dietética e de interesse particular dos desportistas, para alimentação de crianças e pré-escolares, desenvolvendo boa tolerância a doenças e rápido ganho de peso.

Atualmente alguns projetos vêm sendo desenvolvidos na FungiNE no sentido da promoção à saúde e serão debatidos nesta quinta-feira, compilando dados e resultados obtidos até o momento.