Facol empata com IBGM e conquista título dos Jogos Universitários de PE

O Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, serviu de palco na noite desta quinta-feira (10) para a partida final do Jogos Universitários de Pernambuco na categoria futebol de campo. O time da casa, a Facol, recebeu a Faculdade IBGM num jogo de severas emoções no segundo tempo.

A primeira etapa do confronto foi marcada pela vantagem ofensiva do time da casa, mas, em contraponto, pelas chances que perdeu nos primeiros quarenta minutos. Jogando pelo empate, o time vitoriense não finalizava bem, enquanto o visitante veio arriscar com perigo apenas aos 35 minutos, quando Emanoel chutou forte para a defesa de Walber.

A disputa caminhava mesmo para um empate. Nininho, atacante de velocidade, esteve muitas vezes próximo da conclusão. Aos 19, ele recebeu a bola sozinho na pequena área. e, quando se preparava para dar o chute, foi interceptado pelo zagueiro Cássio, do IBGM. Jogada semelhante aos 23, quando o centroavante perdeu o domínio da bola ao tentar passar pela defesa mais uma vez.

A primeira chance clara de abrir o marcador pelo lado anfitrião aconteceu aos 25 minutos. Marquinhos, pela direita, lançou curvado para Robertinho cabecear. O meio campista testou a pelota para baixo mesmo estando sozinho à frente do goleiro Marlon.  Aos 29 foi a vez de Escuro mostrar perigo. Ele bateu colocada uma falta da intermediária e a bola trincou na trave adversária.

O segundo tempo teve uma tônica diferente. Os visitantes cresceram na partida, principalmente impondo mais velocidade. Apesar do alarde ameaçador, as conclusões quase sempre paravam na defesa e na falta de coesão em montar as jogadas depois do meio-campo. Roxo, meio campista, ainda acertou a trave de Walber aos 10 minutos.
Apenas 3 minutos depois, Nenem, da Facol, foi derrubado na pequena área e o juiz marcou pênalti. Na sequência, Xande bateu e isolou, mandando a bola pra cima. A IBMG seguiu pressionando, mas não conseguiu marcar. Como a equipe vitoriense havia vencido a primeira partida por 1×0, um empate dava o título à Facol.
E assim foi: 0x0.  Agora a FACOL, irá disputar o Campeonato Brasileiro Universitário no ano que vem.