FUNDAÇÃO

A UNIFACOL – Centro Universitário Facol teve sua origem como Faculdade Osman Lins (FACOL). Sua história foi iniciada a partir do Sistema Educacional Radar, estabelecimento educacional fundado em 05 de dezembro de 1983.

Em 08 de maio de 1999, foi constituída a Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, com a finalidade de implantar uma faculdade. Os fundadores da AVEC, Paulo Roberto Leite de Arruda e José Neildo David dos Santos, com os objetivos definidos, estabelecem, então, as bases pedagógicas necessárias para o funcionamento de uma instituição de ensino superior.

Para a idealização, faltava apenas a escolha do nome. Decidiu-se por FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS para homenagear aquele vitoriense que é considerado o renovador da ficção brasileira: OSMAN LINS.

Em 28 de março de 2001, através da Portaria do MEC n° 644/2001, recebem autorização para funcionamento da Instituição, sem se descuidar do compromisso com o rigor e a excelência. Esta preocupação em oferecer ensino de qualidade se faz refletir no regimento e demais normas administrativas da instituição e, consequentemente, nas avaliações feitas pelo MEC.

CENTRO UNIVERSITÁRIO

A instituição foi credenciada pela Portaria nº 1.207, do Ministério da Educação (MEC), como UNIFACOL – Centro Universitário Facol por seus méritos alcançados perante à comunidade acadêmica nas suas mais diversas áreas: direito, ciências sociais e engenharias.

A UNIFACOL é hoje uma instituição que está presente nas duas modalidades de ensino: presencial e EAD – com conceito máximo do MEC, nota cinco. Atualmente, conta com os cursos de graduação em: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Farmácia, Jornalismo, Logística, Marketing, Medicina Veterinária, Serviço Social, Sistemas de Informação, Pedagogia, Odontologia, Turismo com ênfase em Gastronomia e Terapia Ocupacional.

Além disso, são ofertados diversos cursos de Pós-Graduação, nas áreas de negócios, educacional, jurídica e saúde, propiciado qualificação profissional aos graduados egressos e de outras Instituições congêneres, fazendo-se presente também em vários municípios.

A UNIFACOL busca a construção de uma IES moderna, apresentando um serviço diferenciado com resultados que assegurem seu crescimento, garantindo a excelência dos serviços para seus usuários e o reflexo positivo para a região.

A elaboração e execução de um planejamento interdisciplinar, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuem para a valorização da relação comunidade e instituição, através da produção artístico-cultural, da ampliação do conhecimento científico e da transferência de tecnologia, possibilitando a formação da consciência da cidadania. Ainda com o objetivo de integrar escola/comunidade, a UNIFACOL tem desenvolvido atividades esportivas, culturais e pedagógicas que abrigam, além da comunidade acadêmica, a comunidade local e os egressos.

As ações da UNIFACOL têm sido pautadas em modelo de gestão baseado nos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ, seguindo os critérios de excelência, buscando a melhoria contínua de seus processos, a inovação e a valorização de seus colaboradores.

Um grande diferencial do Centro Universitário Facol é a forma de atuação da Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem como objetivo promover um processo permanente de acompanhamento da vida acadêmica, através da autoavaliação, o que supõe a análise simultânea das suas diversas esferas de atuação: ensino, pesquisa, extensão e gestão em todas as instâncias da UNIFACOL, bem como a valorização da participação da comunidade nas decisões sobre a avaliação.

A natureza democrática e participativa da avaliação definida pela instituição, com a participação de toda a comunidade, busca garantir caráter de confiabilidade às sugestões e propostas encaminhadas, tanto na definição dos princípios e dos objetivos, como na definição dos aspectos (variáveis e indicadores) a serem objeto de avaliação. Tal prática visa garantir à sociedade maior transparência no cumprimento de sua missão, bem como a oferecer à comunidade interna subsídios no processo de reflexão e de transformação de seu próprio projeto acadêmico institucional.